Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

POLÍTICO

POLÍTICO.

A palavra "político" poderia ser banida da nossa língua, devido ao nível em que se encontra atualmente e a sua conotação com o que de mais ruim existe.

Basta que, com boas virtudes, qualificação e razoável nível de estudos, seja chamado de “Representante eleito pela maioria dos eleitores no sentido de governar para todo o conjunto de maneira que seu povo esteja seguro, educado, culto, e em pleno desenvolvimento.

Marcos Maciel:

[...] "Ao homem público deve ser imputado compromisso moral, posto que o exercício da política não pode ser um fim, antes o instrumento de transformações que a Nação reclama. A política, antes de constituir-se uma profissão, é um dom a exigir ação missionária, que prescreve, inclusive, o ofício da paciência. Não por outra razão, o Tomismo - filosofia escolástica de São Tomás de Aquino - sinteticamente a conceitua como “ciência, virtude e arte do bem-comum”. [...] Cabe, portanto, ao político, buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir, porque, se queremos viver juntos na divergência, princípio vital da democracia, estamos condenados a nos entender. Afinal, o êxito pode residir, muitas das vezes, não no resultado final, mas no percurso". [...]


Nenhum comentário: