Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de julho de 2017

EMPRESÁRIO ICEBERG


Empresário, você é um iceberg?
Na vida, muitas vezes são utilizadas plantas, animais, etc. para exemplificar (ou comparar) as atitudes (ou comportamento) do Ser Humano.
Mas, na presente composição que lhes apresento, por que não, utilizar o iceberg?



Isto mesmo, aquele bloco de gelo enorme, que é encontrado, muitas vezes, à deriva nos oceanos do planeta.

Vou explicar como isto pode ser...

Um EMPRESÁRIO tem sempre como objetivo, a ampliação de sua empresa e anseia, neste intento, novos espaços e horizontes.


Então, julgando já ter uma infraestrutura ideal, na forma de equipamentos, máquinas, etc. aliado a um Staff composto de pessoal qualificado, como seja; Conselheiros, Técnicos, Diretores Executivos, etc. propõe-se a executá-la.


Então, vamos comparar este suporte todo a um grande bloco de gelo, que fazendo parte de uma geleira (montanha de gelo), resolve desprender-se desta, e aventurar-se em outras águas. Então, você EMPRESÁRIO, agora um iceberg de grandes proporções, tendo como suporte toda esta estrutura de invejável porte, opta por uma correnteza (opção de comércio) e com seu corpo descomunal, começa a singrar pelos mares, não temendo colisões com navios (lembram-se do Titanic, o maior deles?) Ou de enfrentar navios quebra-gelos, estes inofensivos perante você. Então, tudo é novidade, tudo é atração, e você se sente o Senhor do mundo.

As correntezas, entretanto, o levam para águas quentes, e estas, aliadas aos raios do sol (que representam os contratempos, reveses, acidentes, quebras contratuais, etc.) vão minando a sua estrutura, e paulatinamente, você, iceberg, irá definhar, derreter...



Isto, se você não entrar em rota de navegação marítima (concorrentes de peso) que "mexerão os pauzinhos" para que torpedeiros o fragmentem, findando com suas pretensões de grandeza e poder.


A situação apresentada acima, é a de que, como Administrador da sua empresa, se tivesse COLABORADORES DE VULTO, estes poderiam ajudá-lo a calcular os riscos que tal passo acarretaria (por, mais tentadora a oportunidade vislumbrada) e você, EMPRESÁRIO, se precaveria, e tenderia a ficar, pelo menos mais próximo das geleiras, em um mar de águas geladas, ou seja, em locais onde sobreviveria (sua empresa) e VOCÊ, sem riscos, mesmo que isso significasse menos projeção... Em todos os casos, cedo ou tarde, o iceberg estará uniformizado aos grandiosos oceanos; que opção escolher?



 


Nenhum comentário: