Pós-venda, uma solução ou um tiro no pé.
Desde
há muito tempo se sabe que a venda não termina na emissão da nota fiscal. Aí, é
onde ela começa!
Temerário
propor o pós-venda com equipe despreparada e, muitas vezes, desqualificada,
cujos valores são muitas vezes distintos do consumidor que atendem ou prestam
serviço. Melhor não ter o pós-venda e contar com a sorte. Todo o investimento e
energia aplicados na venda vão para o ralo quando o cliente precisa ajustar a
sua compra e sofre a grande e inesperada frustração com um pós-venda ineficaz.
O consumidor vai desistir do fornecedor e tentará trocar, o que nem sempre será
a melhor saída, pois, o indicativo é de que quase todas as empresas vendedoras
contratam o mesmo parceiro, incapaz, para dar o suporte no pós-venda. Depois
que o consumidor se aborrece, devolve o produto ou muda de fornecedor, vem uma
avalanche de gente com ofertas especiais, promoções e descontos fantásticos
para reabilitar o cliente. Essas atitudes fazem avaliar que a empresa que vende
está muito bem aparelhada para o desastre no pós-venda. Por acreditar que o
pós-venda proposto será ruim mesmo, ela já tem na manga um superorçamento para
buscar reverter a raiva do consumidor. A ordem da destinação das verbas está
equivocada e dá para indicar que o preço de certos produtos tem um grande, enorme, coeficiente de
insuficiência já previsto e embutido no preço. Dá até para conservar o preço,
mas, precisa repensar a escala de valores na destinação dos recursos obtidos
com a venda, enquanto existirem.
Forme critérios reforçados e adequados para a
contratação.... Treine, treine e treine.... Acompanhe, acompanhe e
acompanhe.... Avalie, avalie e avalie.... De retorno!.... Substitua os que não
se ajustaram.... Comunique amplamente os fatos.... Faça tudo de novo!
Não há no mercado o colaborador apropriado
para dar suporte ao seu produto e cliente, tem que ser construído.... Dar e
exigir cultura geral, treinar o colaborador através de cursos, filmes,
literatura, estudo do mercado e do produto de maneira constante e
sistemática... Dar pleno conhecimento do perfil médio do consumidor, linguagem
e postura requeridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário