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terça-feira, 10 de janeiro de 2017

INSISTINDO NO PÓS-VENDA


Pós-venda, uma solução ou um tiro no pé.

Desde há muito tempo se sabe que a venda não termina na emissão da nota fiscal. Aí, é onde ela começa!

Temerário propor o pós-venda com equipe despreparada e, muitas vezes, desqualificada, cujos valores são muitas vezes distintos do consumidor que atendem ou prestam serviço. Melhor não ter o pós-venda e contar com a sorte. Todo o investimento e energia aplicados na venda vão para o ralo quando o cliente precisa ajustar a sua compra e sofre a grande e inesperada frustração com um pós-venda ineficaz. O consumidor vai desistir do fornecedor e tentará trocar, o que nem sempre será a melhor saída, pois, o indicativo é de que quase todas as empresas vendedoras contratam o mesmo parceiro, incapaz, para dar o suporte no pós-venda. Depois que o consumidor se aborrece, devolve o produto ou muda de fornecedor, vem uma avalanche de gente com ofertas especiais, promoções e descontos fantásticos para reabilitar o cliente. Essas atitudes fazem avaliar que a empresa que vende está muito bem aparelhada para o desastre no pós-venda. Por acreditar que o pós-venda proposto será ruim mesmo, ela já tem na manga um superorçamento para buscar reverter a raiva do consumidor. A ordem da destinação das verbas está equivocada e dá para indicar que o preço de certos produtos tem um grande, enorme, coeficiente de insuficiência já previsto e embutido no preço. Dá até para conservar o preço, mas, precisa repensar a escala de valores na destinação dos recursos obtidos com a venda, enquanto existirem.

Forme critérios reforçados e adequados para a contratação.... Treine, treine e treine.... Acompanhe, acompanhe e acompanhe.... Avalie, avalie e avalie.... De retorno!.... Substitua os que não se ajustaram.... Comunique amplamente os fatos.... Faça tudo de novo!

Não há no mercado o colaborador apropriado para dar suporte ao seu produto e cliente, tem que ser construído.... Dar e exigir cultura geral, treinar o colaborador através de cursos, filmes, literatura, estudo do mercado e do produto de maneira constante e sistemática... Dar pleno conhecimento do perfil médio do consumidor, linguagem e postura requeridos.

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