Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

FAZER CERTO DE MANEIRA CERTA

FAZER CERTO DE MANEIRA CERTA



“Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas, de maneira certa. Amanhã será tarde”. Martin Luther King

Fazer certo de maneira certa é muito chato para a maioria dos chatos. Aqueles que, como muitos de nós, são tendenciosos a buscar os atalhos e acabam se enganando, ao chamar esses atalhos de “pragmatismo”.

Ser partidário do pragmatismo é ser prático, ser pragmático, ser realista. Aquele que não faz rodeio, que tem seus objetivos bem definidos, que considera o valor prático como critério da verdade.

Ser pragmático é ter seus objetivos bem definidos, é fugir do improviso, é se basear no conceito de que as ideias e atos só são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas.

Além da leitura errada do que significa pragmatismo, comete um conveniente autoengano, uma maquiagem (falsa) para um rosto feio.



Fazer a coisa certa de maneira certa é fazer a coisa de maneira certa, nada mais. Se eu passo horas, dias, meses e até mesmo anos, em busca de algo que seja diferente, que funcione e que me ajude a superar os meus desafios, objetivos, metas e resultados, porque estragar tudo fazendo aquela coisa “nas coxas”?

Sermos objetivos e práticos é outra coisa, significa ter uma postura ou maneira de agir, pensar ou resolver problemas de maneira certa de modo ágil, pessoas pragmáticas solucionam problemas de maneira mais direta e da maneira certa.

Não fazer a coisa de maneira certa é também falta de respeito para com o negócio, o controlador, a empresa, a sociedade e, as pessoas; porque quando se está na fase da busca estamos nos utilizando de todas as ferramentas de que dispomos, envolvemos todos esses recursos e colegas. Ser o tal do “pragmático” geralmente, envolve riscos desnecessários que pode acarretar num potencial insucesso e sofrer dissabores.

“O Pragmatismo aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade – ou efeito prático – que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar. Uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as ideias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, toma-se a Verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem consequências.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo

Ponderar sobre aquilo que nos propusemos a fazer, refletir sobre a maneira como está sendo feito e a qualidade dos resultados já nos permite avaliar se estamos ou não faltando com respeito a algo ou alguém. Significa praticar empatia.

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sente o outro caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.” Carl Rogers

Nos dias de hoje, todo cliente, bem mais informado, decide e age por si na compra dos produtos oferecidos no comércio eletrônico, lojas virtuais e físicas e no crescente mercado de autosserviço. O vendedor tem a capacidade de rotular a experiência que vai ficar registrada na cabeça do consumidor.

Posted by admin on 04/05/2017

“O e-commerce é um dos segmentos mais promissores do país, que vem crescendo mesmo durante o período de recessão econômica. Em 2016, o comércio tradicional no Brasil, baseado em lojas físicas, teve um recuo de 6,2%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, o comércio eletrônico fechou o ano com um faturamento de R$ 44,4 bilhões, que aponta um crescimento de 7,4%, segundo a Ebit.

Com o sucesso, é normal que a concorrência entre as lojas virtuais aumente cada vez mais. Diante dessa realidade, os empreendedores precisam buscar diferenciais que tragam mais clientes para o seu e-commerce, bem como estratégias que ajudam no processo de retenção dos consumidores.

O atendimento ao cliente é uma das áreas que podem auxiliar os empresários nesta difícil missão. No entanto, para isso acontecer, é preciso evitar os principais problemas de atendimento ao cliente no comércio eletrônico.”

Então, se não formos realmente pragmáticos e exercitarmos a empatia correta e válida, não cansaremos de ver, ler e ouvir e sentir no caixa, reclamações e manifestações de clientes já conquistados e potenciais, reclamando da falta atenção sincera, demora no retorno, contrapartida, educação, disposição, encanto, empenho, bons serviços de pós-venda, e por aí vai muito mais.

O “pragmático” conveniente, o falso, maquiado, mascarado; que faz uso de bengala, que não quer enxergar à sua volta pois considera que o resultado que tem, de maneira egoísta, pensa que já o satisfaz, é e continuará a ser “mais do mesmo.

Mais do mesmo, da música da Legião Urbana:

“(...). Desses vinte anos nenhum foi feito pra mim

E agora você quer que eu fique assim igual a você

É mesmo, como vou crescer se nada cresce por aqui? (..) “

“Mais do mesmo só vai produzir mais do mesmo: menos competitividade, menos crescimento, menos empregos.” Autor desconhecido.

Aquele que se julga satisfeito com o que realiza não tem a mais remota ideia do que seja “se superar”, “ser diferente” e “fazer diferente”, não compreende que ter algum diferencial já é uma normalidade nos dias atuais. Agora, se não se trata de um “satisfeito” e mesmo assim não consegue crescer, talvez seja porque o negócio, produto ou serviço deixou de ser uma opção de escolha; não quer dizer nada, apenas está ali.

Walter Longo (comunicador) diz: “tem que atuar efêmero para ser perene”.